1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.
— Constituição da República Portuguesa - CRP - Artigo 65.º
ROOF retrata as vidas dos que ficam de fora das estatísticas e de quem vive o lado escondido da crise da habitação em Lisboa, o destino turístico número um da Europa. As pessoas retratadas nesta obra têm, muitas vezes, que escolher entre pôr comida na mesa ou ter dinheiro para pagar uma renda.
Desenvolvido ao longo de uma década (2013-2014, 2019-2020 e 2023), no ano em que se celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril, que sedimentou a democracia e consagrou na Constituição o direito à habitação, ROOF materializa-se num livro que é uma prova difícil de digerir sobre a crise da habitação que atinge Portugal de forma avassaladora.
A cidade esconde agora os rostos de quem vive em condições desumanas e de quem trava uma batalha solitária pelo acesso a habitação. Estas pessoas sobrevivem das sobras do que outros descartam e ocupam edifícios abandonados, fábricas entaipadas, escolas devolutas ou contentores enferrujados, num esforço de os transformarem em algo que se assemelha a um lar.
roof foi distinguido pela agência magnum photos.